15/01/2017

A PADRONIZAÇÃO DE BELEZA NÃO É BELEZA





















- foto: The Idiot's Lantern (S02E07) - Doctor Who - 

Ou eu estou extremamente louca ou as protagonistas das novelas são sempre loiras. E magras. E de olho azul. Cabelo liso. Mas que (insira um palavrão de escala leve aqui), eu não estou louca. As protagonistas, as secundárias e todo o resto da tevê é branca, tem olho azul, cabelo liso e são magras. Tevê, o mundo consiste apenas em pessoas assim? Ou você inventa um mundo imaginário dentro de si em que as pessoas que não seguem esse padrão estão desqualificadas para habitar o mundo?

Mano, as pessoas que não seguem a padronização branca e elitista não estão prontas para habitar o mundo? De acordo com a tevê, sim. Mas mano, olha para a população brasileira. Cerca de 54% da população brasileira é composta por negros, por exemplo. Tevê, onde está toda essa população na sua telinha? Ah, desculpa, esqueci. Ficaram escondidos em cortiços logo após a abolição da escravidão e agora, nas favelas. E é aí que eles estão, nas favelas. E como o mundo é inabitável para estes, faz-se necessário o alisamento dos cabelos crespos, a pintura de pele branca para a escura em um papel de negro, as lentes de contato para olhos nível Europa.

Mas tevê, ainda tem aquele lance da gordura. Porque, para você, quanto menos gordura, melhor. Quanto mais magra, mais bonita, né. Porque gordura também é inabitável para este mundo. Ou melhor, é inabitável para o seu mundo. De imaginação.

Entendi tudo, nem precisa explicar. O seu padrão não consiste em termos brasileiros e sim em termos exteriores, elitistas, racistas,  preconceituosos e até mesmo antigos. Estes, tevêzinha, não fazem parte desse país nem ferrando, porque, graças a nossa colonização, fomos misturados a uma diversidade única. Os "Brasils" formados aqui no Brasil, não passam nem perto do que seu mundo imaginário cria. Negros não são só bandidos, gordos não são só feios e cabelo crespo não é "ruim". ENTENDE ISSO, PELO AMOR! 

Miga tevê, acho que já está na hora de trocar esse imaginação pelo real. Chega de formar padrões inalcançáveis de beleza em um país que a beleza é ser diferente. Em um país que crianças negras e gordas também habitam escolas (indireitinha para uma emissora aí). Um país em que gordo (a) também é gostoso (a). Em um país que não coincide com essa mentira padronizada criada por você mesma. A beleza no caso, está nas milhares de formas que formam esse país.

Me encontre por aí:

6 comentários:

  1. leticia, eu te amo!! obrigada por esse post existir!! partilho do mesmo sentimento, é horrível ver o quanto existe um padrão de pessoas que representam outras pessoas na televisão. é horrível o quanto não existe a representatividade por aqui.
    É como Ariano disse, as pessoas desse país querem transformá-lo num Estados Unidos de segunda, e não num Brasil de primeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela indicação Meeel. A Letícia é incrível mesmo. ♥

      Excluir
    2. e isso é tão triste, né. algo que me corrói muito é quando tem um papel de algum negro e preferem PINTAR o cara branco de moreno à dar o papel para um negro. Na moral, precisamos melhorar muito ainda. Ariano tem toda razão!!!

      Excluir
    3. Falei para minha mãe que tu disse que sou incrível e ela ficou assim "ah". KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Pelo menos alguém que acha isso!!! Obrigada, migo!

      Excluir
  2. Oie Letícia, primeira vez aqui no seu blog e foi pela indicação da Mel. hehehehe. Logo aqui do comentário de cima. ♥. Mas enfim, adorei a postagem e acho que realmente tem fundamento até uma importância social. O padrão de beleza preconizado pela mídia é sem condições oposto à realidade brasileira. E gostei da forma como você expôs esse tema. ♥ Achei lindo. Mas também acredito que você deva considerar que esteja acontecendo (aos poucos) essa mudança. Na tevê brasileira, nem tanto. Mas na americana, por exemplo, e de muitos outros países está sim. Por exemplo, minha diva maior Viola Davis, em How To Get Away With Murdered. Eu não assisto mais tevê brasileira, principalmente a globo. Eu a bani da minha existência, mas existem algumas representações, como Thais Araújo que protagonizou Cheias de Charmes uns anos atrás. Enfim, adorei o post, acho justo. Mas acho que seria legal frisar, que aos poucos, a mudança está acontecendo. ♥ Beijooo.

    ACESSO PERMITIDO. ♥
    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oLÁ AMIGO ELCIMAR COM SOBRENOME DE REI!!!1
      Caraca, que comentário ótimo de ler. Também não assisto Globo, acho que nunca assisti (graças a minha mãe que não deixava, OBRIGADA MÃE!) justamente por essa mentira toda à respeito do Brasil. Também não vejo muita tevê gringa, mas vejo pelo internet que a situação está dando uma certa mudada. Porém ainda é mínima e tem muito caminho pra andar ainda. Aqui no Brasil, a situação é mais crítica ainda, há mais artistas negros do que a Tais Araújo que não são valorizados e por isso faz-se necessária a mudança dessa problemática. E como um começo, nada melhor que textão né!!!
      OBRIGADAAA AA AAAA POR ESTAR AQUI! certeza, que de alguma forma, já estamos mudando essa realidade.
      flws e dsclp pelo textão!

      Excluir