01/06/2018

O DIA EM QUE EU FUI DESPEDAÇADA

-foto: Flickr

Hoje. Uma hora atrás, mais ou menos. Dia 27 de maio de dois mil e dezoito. Local: uma igreja não muito maior que minha casa. Com quem: um pastor de Igrejas Perseguidas. Como: em um culto sobre Igrejas Perseguidas. Por quê? 

Boa pergunta. Vamos à resposta. Está pronta? Prepare os lencinhos. Isso também é sobre você e para você. Mulheres, sois fortes. 

Essa foi minha primeira certeza ao começar a pregação de hoje, dia 27/05/2018. Tinha visto no slide do pregador uma foto de uma mulheres da Igreja Perseguida com 4 filhos pequenos. E tive essa certeza: mulheres, nós somos fortes. Mas logo escapou essa constatação do meu ser. Acabei focando em outras pautas. Até que uma outra pauta fez meu mundinho de dramas e dores, mas muito dramáticas, caiu em terra. E meus olhos se encheram de lágrimas. 

Prepare os lenços. Isso é para você e sobre você também. 

Uma menina de 20 anos. Igualzinha eu e você. Uma menina. Com um coração, pulmão, mente, força e sentimentos. O que nos distancia e diferencia é muito além de uma fronteira e de liberdade, é a fé. Poderia dizer Amor, Força, ou o que seja. Mas, sem querer ser dura, o que me faz diferente dessa menina é a fé. Ela tem fé, eu fingo ter. Sobre ela: Ama Cristo Jesus com todas suas forças (não a conheço, mas disso eu tenho certeza); mora num país onde é contra a lei amar Cristo Jesus; sofre perseguição por amar Cristo Jesus; foi sequestrada e abusada por muitos homens em muitos dias por amar Cristo Jesus. Isso te fere? Deixa eu te contar o resto. Depois de recuperada e amparada tinha vontade de suicidar-se, mas foi cuidada por uma galera que ama Jesus, assim como ela, e agora dá aulas de Escola Dominical sobre o Amor de Jesus para um grupo de outras meninas, num país onde é proibido o amor por Jesus. Sabe o que me fere nessa história? Nunca serei como ela. 

E é aqui onde eu sou despedaçada. 

Nunca serei como essa menina. Eu, Letícia, privilegiada de poder amar Cristo no meu país, nunca demonstrarei tamanha fé por meu Jesusinho como essa menina em situações tão adversas da minha. E eu me sinto fracassada. Se minha história fosse igual à dessa menina eu não seguiria Jesus. E\é doloroso de dizer. Mas é a verdade. Sabe por quê? Porque a fé dessa menina é um mar e a minha, uma gota. Tristemente digo que se essa fosse mina história, eu recusaria Cristo, eu recusaria o Evangelho. Mas eu não sou. E recuso Cristo todos os dias pensando em meus sentimentos que dominam minha vida. Eu recuso Cristo todos os dias porque a situação aqui em casa me impede de comprar novas roupas, que inclusive são feitas por trabalho escravo dessas meninas. Eu recuso Cristo todos os dias porque me sinto cansada demais para ler a Bíblia. Eu recuso Cristo todos os dias quando sinto vergonha de ser chamada de "Evangélica". Céus, quem sou eu? Quem é Cristo?

Ouvindo John Mayer agora, no aleatório, Deus acaba de falar comigo. Escute também. Você me conhece por completo?  Infelizmente a resposta é não. Li a Bíblia quase que inteira e ainda não conheço Jesus. Letícia, lembra do começo de sua caminhada? Seu clamor era para Conhecer Jesus. Não pense que o conhece por completo. Você nunca o conheceu. A menina de 20 anos conhece Jesus. Ela, numa situação milhões e infinitas vezes pior que a sua, não reusou Jesus. Você o recusa todos os dias. Te pergunto de novo, quem é você? Quem é Jesus para você? 

Você que me conhece sabe que sou mulher. E que luto pelos direitos das manas e que quero que elas sejam respeitadas, amadas, com voz, participativas, felizes. Quero que elas tenham o direito de escolher. E nisso não há vergonha nenhuma. Eu luto para que as manas possam ter o direito de escolha. Mas essa menina me ensinou algo que nunca tive o prazer de ver em toda a minha vida e que nunca verei: Ela teve o direito de escolher. Em Jesus. A causa de sua dor foi seguir Jesus, mas ela escolheu continuar seguindo Jesus. Nele eu posso todas as coisas. Até escolher (mesmo sendo tratada como lixo por ser mulher). Meu Deus, essa menina me ensinou que em Jesus eu posso, meu Deus, eu posso escolher. Eu posso escolher lutar, amar, seguir, conhecer, viver. Eu posso. Nós podemos. Em Jesus.

Sei que você, mulher, sofre por ser mulher. Não há mal nenhum em reconhecer isso. Nós somos reprimidas, sim. Pode ser que não como essa menina, mas sim, somos oprimidas. Respire, você pode reconhecer isso e saber que não está sozinha. E por isso esse texto é para você. Sou absurdamente amada pelo Pai. E você também. Somos absurdamente amadas e desejadas pelo Papai. E isso basta.

Nossa amiga de 20 anos que nem o seu nome eu sei, sempre soube desses segredos que te contei. Que o Espírito Santo me contou. Ela sempre soube quem ela é, independente do que ela tinha. Tinha homens abusando de seu corpo? Sim. Mas ela é movida por quem ela é. E ela é filha de Deus. Quero mesmo te convidar a se juntar comigo em oração. Pelas mulheres. Vamos dividir nosso grupo, pode ser? O primeiro grupo são as mulheres onde existe uma violência contra a mulher fora de controle. E o segundo, mulheres onde essa violência é escondida. Vamos orar para que situações como essa acabem. Vamos orar para que as mulheres possam descobrir quem são em Cristo. Vamos orar para que a violência contra a mulher nao exista nunca mais. Vamos orar. Conto com você nessa missão. E em especial, pela nossa amiga desse país. Vamos inventar um nome para ela, ok? Raabe. (Gosto muito dessa mulher na Bíblia, representa muito para mim). E nossa amiga será apelidada de Raabe. Ore por ela todos os dias de sua vida. Ore com toda sua força. Peça a força dela para sua vida. Peça a fé dela para sua vida. Ore por ela. Ore pelas suas feridas. Ore pelas meninas que ela leciona na Escola Dominical. Ore para que um dia eu possa me encontrar com ela, aqui na Terra, ou no céu, e que possamos tomar um café e conversar (Sabrina, você está convidada também). Ore pela Raabe. Ore pelas Igrejas Perseguidas. Ore. Ore. Ore. 

Eu não quero acabar esse texto nunca mais. Poderia escrever páginas e mais páginas. mas ainda sim não será necessário. Prometo escrever mais sobre as manas. Ok?

Mas para finalizar te digo que hoje aprendi uma valiosa lição. 1, sou pó e que nada valho nesse mundo. Acho que o Espírito está me dizendo algo sobre seguir os sonhos dEle para mim, mas não sei bem, tenho muito medo de não seguir meus sonhos (ore por mim em relação a isso). 2, preciso conhecer Jesus, não O conheço. 3, preciso ter o coração da Raabe. 4, preciso ter a fé da Raabe. 5, quero um dia, tomar um café com a Raabe. 6, preciso orar mais. 7, preciso sonhar o que Cristo sonha para mim. 8, preciso dar mais atenção à missões. 9, necessito falar sobre mulheres e seu valor nessa sociedade machista e violenta conosco, meninas. 10, preciso mesmo conhecer Jesus. 11, preciso estra disposta a morrer com Cristo afim de viver com Ele. 12, eu sou pó. 13, preciso ter a fé da Raabe. 14, meninas, somos fortes! 

E termino esse texto (não o assunto) com um agradecimento à fé de Raabe que reacendeu um fogo no meu coração. Um dia, amiga, eu creio, vamos conversar sobre nós duas e sobre Jesus, mesmo eu não te conhecendo agora e você não tendo ideia de quem eu sou. Um dia, no céu ou na Terra, vamos comemorar a ressurreição de Jesus. Obrigada por dizer sim à Jesus. Sua vida inspirou meninas como eu. E juntas nós podemos mudar o mundo. E juntas podemos levar o Evangelho a todas as criaturas. E juntas, com Jesus, podemos acabar com a violência contra as mulheres. Um grande viva à Quem merece toda Glória: Jesus! Diga comigo: VIVA! 


3 comentários:

  1. Fiquei prostada após ler esse texto, comecei a ler vários daqui em seguida. Obrigada pelas suas palavras!

    Um beijo,
    http://www.espelhodoreino.tk/

    ResponderExcluir
  2. oh céus. Raabe, obrigada por tanto amor.
    Letícia, obrigada por tanta coragem sim, coragem, sim, em criticar e não esconder as sujeiras que você quer limpar aí de dentro. isso não só me inspira a continuar, mas a cair mais fundo ainda e reconhecer o que eu vou deixando de lado.
    menina, tamojunto. espero pelo cafezinho, visse?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coragem a sua de ler meus sentimentos. sentir tbm é qdorar ao Papai. vamos adorar juntas.
      o café ja tá marcado na agenda do Abba. !!!!!

      Excluir